Vitaminas do complexo B: confira 5 alimentos que te deixam mais focado

O Tudo Bahia conversou com a nutricionista Hortência Kettelen Souza Luz a respeito desses nutrientes essenciais.

Ter uma boa alimentação é importante para que as células do nosso corpo funcionem de forma adequada. É através dos nutrientes dos alimentos que fornecemos as “ferramentas” das quais o organismo precisa para executar absolutamente todas as suas tarefas, como fazer a digestão, dormir, andar, falar, enxergar e, inclusive, raciocinar e pensar com foco.

continua depois da publicidade

Ao falar a respeito de foco e atenção, sempre pensamos nas vitaminas do complexo B, que, além de gerarem energia para o corpo, são essenciais para o funcionamento do intestino, para a saúde da pele, para evitar a anemia e, inclusive, para que o nosso sistema nervoso trabalhe adequadamente.

Para entender melhor essa questão, a equipe do Tudo Bahia conversou com a nutricionista Hortência Kettelen Souza Luz. Formada pela Universidade Federal de Goiás e atualmente integrante do programa de residência em Terapia Intensiva, Hortência nos explicou um pouco mais a respeito das funções das vitaminas do complexo B e nos contou quais são suas principais fontes.

continua depois da publicidade

De acordo com ela, “as vitaminas do complexo B estão associadas com a produção de neurotransmissores responsáveis pela atenção e diminuição da excitabilidade. Além disso, a deficiência dessas vitaminas pode provocar nervosismo extremo, falta de energia e inércia”.

As vitaminas do complexo B estão naturalmente presentes nos seguintes alimentos:

  1. Ovos;
  2. Banana;
  3. Leite;
  4. Farelo de trigo;
  5. Farelo de aveia.

Lembre-se de incluir esses alimentos em sua dieta e, claro, de ir a uma nutricionista de tempos em tempos. Essa profissional poderá solicitar exames de sangue para checar seus níveis vitamínicos e, a partir dos resultados, ver se há necessidade de mudanças na dieta ou suplementação.

Nunca suplemente vitaminas por conta própria, pois isso pode ser perigoso.

continua depois da publicidade