Prótese dentária: como higienizar corretamente cada tipo, segundo especialista

A higiene é indispensável para uma boa saúde bucal.

Independentemente da idade, se a dentição é de leite ou permanente, todos sabemos como é importante manter uma boa higiene bucal. O hábito não deve ser mantido apenas por uma questão de estética, mas também de saúde — e isso não muda mesmo quando os dentes não são mais naturais.

continua depois da publicidade

Pensando nessa temática, e sabendo que muitas pessoas possuem próteses dentárias, o Todo Bahia decidiu procurar uma especialista para explicar como higienizar corretamente cada tipo de prótese.

Para isso, entrevistamos a odontóloga Tatianne Miguel Costa Santos, que atualmente trabalha na área de odontologia reabilitadora e estética.

continua depois da publicidade

1. Próteses removíveis

Esse tipo de prótese deve ser removida para higiene após cada refeição. O ideal é utilizar uma escova com cerdas mais duras e sabão neutro. Caso você escolha utilizar pasta de dentes, cuidado para não escolher uma muito abrasiva, porque, caso haja desgaste da prótese, podem acontecer desadaptações.

Caso sua prótese tenha grampos ou metal, é importante deixá-la apenas na água, porque o hipoclorito pode corroer o material.

2. Dentaduras

Além de realizar a mesma limpeza da prótese removível a cada refeição, durante a noite, para garantir a desinfecção, as dentaduras devem ser deixadas em algum recipiente preenchido com uma solução de água sanitária.

continua depois da publicidade

3. Próteses fixas

Essa modalidade pode ser tratada como se fossem dentes naturais. Devem ser escovadas a cada refeição e com uso regular de fio dental.

Caso você tenha se interessado em compreender melhor a diferença entre os tipos de próteses, nós já publicamos um texto por aqui, que explica direitinho as características de cada uma delas.

A Dra. Tatianne também deixou claro que visitas periódicas ao dentista, visando a profilaxia, devem ser feitas por todo mundo, independentemente de a pessoa fazer uso de prótese, ou não.

continua depois da publicidade