Afinal, pão faz bem ou mal para a saúde? E a versão integral? Entenda

A nutricionista também informa que a versão integral pode realmente ser mais saudável do que o pão francês.

Grande parte da população brasileira é apaixonada por aquele pãozinho no café da manhã. Acontece que existem pessoas com receio de consumir o alimento. Isso por acharem que o pão engorda e traz malefícios para a saúde. Será que é verdade mesmo? Nós decidimos responder a pergunta.

continua depois da publicidade

Entrevista a nutricionista Hortência Kettelen Souza Luz para comentar sobre as propriedades do pão. Ela é formada na área de Nutrição pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Atualmente, Hortência faz residência em Terapia Intensiva pelo Hospital das Clínicas da mesma instituição de ensino.

De fato, o pão engorda e faz mal à saúde?

Indo direto ao ponto, a nutricionista é enfática em dizer que não, o pãozinho não faz com que as pessoas engordem. “O pão não é o culpado pelo excesso de peso, o que vai fazer você ganhar peso é o excesso de calorias que você consome ao longo do dia por dias seguidos”, explicou para nossa equipe.

continua depois da publicidade

No entanto, a nutricionista também informa que a versão integral pode ser mais saudável do que o pão francês. Hortência aproveita, por outro lado, para fazer um alerta: ” (…) porém, fique atento à leitura de rótulos. Para um pão ser considerado integral, é necessário que o primeiro ingrediente seja a farinha de trigo integral”.

Além do mais, ela também recomendou cuidado ao verificar a quantidade de açúcar presente no pão integral. Até porque o condimento acaba sendo usado de maneira excessiva pela indústria. Essa informação pode vir, inclusive, “camuflada” no rótulo.