Maior cometa até então segue rumo à Terra; devemos nos preocupar?

Conforme previsões dos cientistas, é bem capaz que o cometa Bernardinelli-Bernstein se aproxime da Terra ao longo dos próximos 10 anos.

Já imaginou se o maior cometa descoberto até então estivesse vindo em direção à Terra? Bom, isso parece ser uma realidade tangível, conforme a NASA. O objeto celeste tem cerca de 150 km em diâmetro. Isso quer dizer que ele é pelo menos 31 vezes maior do que os cometas normalmente avistados pelos cientistas.

continua depois da publicidade

Denominado de Bernardinelli-Bernstein, fazendo referência aos cientistas que o avistaram, o cometa foi detectado ainda em 2014. Os pesquisadores, no entanto, só conseguiram identificar a localização por agora. O objeto celeste está vindo pela borda do Sistema Solar, pendendo para a direção da Terra.

Conforme previsões dos cientistas, é bem capaz que o cometa Bernardinelli-Bernstein se aproxime da Terra ao longo dos próximos 10 anos. Mas, afinal, devemos nos preocupar com esse cometa? Segundo os pesquisadores, não há motivos para alarde. Isso porque o Bernardinelli-Bernstein ainda está bem longe de nosso planeta.

continua depois da publicidade

Além do mais, o cometa deve passar pelas órbitas de dois outros planetas: Saturno e Urano. Ou seja, os dois corpos celestes que estão bem longe do Sol. O cometa, dessa maneira, não tenderá a entrar na atmosfera da Terra. Bernardinelli-Bernstein está atualmente viajando a uma velocidade aproximada de velocidade de 35.405 quilômetros por hora.

A aproximação do cometa na Terra deve acontecer em meados de 2031.