Conheça 3 chás poderosos que ajudam no caso de garganta irritada

Pelos nutrientes presentes em sua composição, esses chás ajudam a aliviar o incômodo na garganta. Confira.

Com a chegada do inverno, aumentam os casos de doenças respiratórias, gripes, resfriados e junto com elas a garganta começa a incomodar, a ficar irritada. Em muitos casos, é possível tratar a garganta em casa, com o uso de remédios caseiros, como os chás de plantas e frutas. Essas bebidas ajudam a desinflamar a região e a retirar os micro-organismos que podem estar presentes na garganta.

continua depois da publicidade

Sabendo disso, nós selecionamos 3 chás para dor de garganta e garganta inflamada. Confira a seguir.

1. Chá de limão com alho e gengibre

A bebida possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que auxiliam no combate a irritação da garganta. Ela ainda ajuda a fortalecer o sistema imunológico.

continua depois da publicidade

Ingredientes:

  • 3 dentes de alho (descascados e cortados ao meio);
  • ½ xícara de suco de limão;
  • 1 centímetro de raiz de gengibre ou, caso prefira, ½ de chá de gengibre em pó;
  • 3 xícaras de água;
  • Caso queira, use mel para adoçar.

Modo de preparo:

Primeiro, ferva a água com o alho. Após isso, retire do fogo e acrescente o suco de limão, o gengibre e o mel. Coe e sirva o chá.

continua depois da publicidade

Vale notar que o gengibre não deve ser consumido por quem usa remédios anticoagulantes ou quem tenha úlcera no estômago. O ingrediente possui propriedades anticoagulantes que podem aumentar o sangramento ou hemorragia. Por isso, nesses casos, ele não deve ser utilizado no preparo do chá.

2. Chá de romã

O chá de romã é rico em substâncias com ação antioxidante e anti-inflamatória, que auxiliam no combate a garganta irritada e aliviar a dor e o desconforto.

Ingredientes:

continua depois da publicidade
  • 10 gramas da casca de romã;
  • 1 xícara de água.

Modo de preparo:

Coloque as cascas de romã em uma panela com a água. Após começar a ferver, deixe a mistura por mais 5 minutos no fogo e desligue.

Passado esse tempo, tampe a panela e deixe o chá repousar por mais 5 minutos. Espere o chá amornar e beba de 2 a 3 vezes por dia.

continua depois da publicidade

Vale notar que o chá de romã não deve ser consumido por criança com menos de 2 anos, mulheres grávidas ou em amamentação, pessoas que sofram com gastrite ou úlceras no estômago. O chá pode causar irritação no estômago.

3. Chá de abacaxi e mel

O abacaxi é rico em vitamina C, nutriente responsável por fortalecer o sistema imunológico e combater diversas doenças, como as virais, sendo uma ótima opção para tratar a garganta inflamada.

Ingredientes:

  • 2 fatias de abacaxi com casca;
  • ½ litro de água;
  • Mel a gosto.

Modo de preparo:

Coloque a água em uma panela junto as fatias de abacaxi. Deixe ferver por 5 minutos. Passado esse tempo, tire o chá do fogo, tampe a panela, deixe amornar e coe. O chá pode ser consumido várias vezes ao dia, ainda morno.

Para fazer com que o chá fique mais viscoso e seja uma ajuda para lubrificar a garganta, a dica é adoçá-lo com um pouco de mel. Quem tiver alergia ao mel, própolis ou pólen, não deve utilizá-lo no chá.

Recado importante: o consumo dos chás aqui listados não substitui a consulta com um bom profissional. Por isso, recomendamos que, diante de qualquer sintoma, procure um médico.