Chá de gengibre faz bem à saúde? Veja benefícios e contraindicações

Chá de gengibre: confira aqui mais informações sobre as utilidades dessa bebida de sabor único.

A parte que estamos acostumados a pensar quando ouvimos o nome gengibre é o caule subterrâneo (chamado de rizoma) de uma planta perene que pode atingir até um metro de altura.

continua depois da publicidade

Considerado por muito tempo uma especiaria muito útil para temperar molhos de carne e frango, essa planta é consumida há mais de 3 mil anos no continente asiático (onde se originou) e já estava presente no Império Romano, no século I da era comum.

Atualmente, muitas pessoas costumam usar o rizoma não apenas para cozinhar, mas para fazer um delicioso chá, com sabor intenso e picante. Entretanto, pairam muitas dúvidas sobre o quão saudável é essa bebida.

continua depois da publicidade

Para esclarecer isso, o Tudo Bahia conversou com a nutricionista (graduada pela PUC-GO e pós graduada em Nutrição Clínica Funcional) Anna Karolina de Medeiros Costa, que trabalha em uma equipe ligada ao tratamento de pacientes que realizaram cirurgia bariátrica e outros acompanhamentos clínicos.

Confira os detalhes a seguir:

Quais os efeitos do chá de gengibre

Segundo a profissional, essa bebida é termogênica, antioxidante e anti-inflamatória. Também é capaz de ajudar na digestão e de controlar as náuseas em gestantes.

continua depois da publicidade

A nutricionista esclarece, entretanto, que mesmo com os benefícios descritos, não existe um alimento ou bebida que vá salvar a vida de alguém, ou que seja um vilão absoluto.

O mais importante, de acordo com ela, é estar inserido num contexto alimentar saudável com uma alimentação colorida e equilibrada, para que possamos ter saúde e evitar o aparecimento de doenças.

Quem deve evitar tomar

Por contribuir para o aumento da pressão arterial, pessoas com hipertensão devem evitar tomar o chá muito concentrado e em frequências altas. Ou seja, o importante é manter o equilíbrio.

continua depois da publicidade