Está sem foco no dia a dia? Nutricionista lista 3 dicas úteis

Ter uma boa alimentação pode ajudar você a conseguir estudar e trabalhar melhor, sabia?

Você é o tipo de pessoa que começa a ler um livro e, depois de alguns parágrafos, já nem sabe sobre o que leu? Já sentiu que sua mente tem dificuldade em focar quando é preciso redobrar a atenção nos estudos ou no trabalho? Bem… Você, definitivamente, não está sozinho nessa situação.

continua depois da publicidade

Além dos fatores externos, como o uso abusivo das redes sociais, há também algumas questões que devem ser avaliadas por profissionais adequados em casos de dificuldade para se concentrar e manter o foco.

Se o problema for persistente, busque avaliação de um médico psiquiatra. Ele pode ver se existe algum diagnóstico por trás da sua falta de foco ou se o problema pode ser resolvido com ajuda de outros profissionais, como psicólogo e algum outro especialista da área médica.

continua depois da publicidade

O que nem sempre percebemos é que nossos hábitos de vida também interferem na forma como nos concentramos para realizar algumas atividades. Por isso, é importante dormir bem, beber bastante água ao longo do dia, praticar atividades físicas e, claro, ter uma boa alimentação.

Para entender melhor o fator da alimentação, conversamos com a nutricionista Anna Karolina de Medeiros Costa. Formada pela PUC-GO e pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional, Anna Karolina atende em consultório no Hospital Unique, onde também acompanha pacientes que fizeram cirurgia bariátrica.

A nutricionista nos deu algumas dicas valiosas em relação à alimentação e à necessidade de escolhermos bem o que colocamos em nosso prato. Confira:

continua depois da publicidade

Não existe milagre

De acordo com Anna Karolina, não existem alimentos capazes de melhorar nosso foco de forma isolada.

“É preciso pensar em um contexto alimentar anti-inflamatório e antioxidante, pois o cérebro é muito reativo ao estresse oxidativo e necessita de nutrientes e oxigenação adequada para manter sempre sua atividade”, disse.

É importante tomar alguns tipos de chás

Conforme as orientações de Anna Karolina a respeito do que seria necessário consumir para ter uma dieta anti-inflamatória, “devemos pensar em chás (chá verde e chá preto diminuem muito o estresse oxidativo) e especiarias (açafrão/cúrcuma, canela, sálvia)”.

Suplementar apenas se necessário e com acompanhamento

Apesar de vermos muitas propagandas a respeito de suplementos vitamínicos, que, em teoria, seriam capazes de nos dar energia e melhorar o foco, é preciso ter noção de que isso não resolve o problema. Conforme as orientações da nutricionista, a suplementação deve ser feita apenas com a orientação de um profissional capacitado.

continua depois da publicidade

O mais importante é entender que precisamos comer alimentos naturais e coloridos, por isso aposte sempre em frutas, verduras, legumes, carnes magras, e produtos integrais.

Reduza o máximo que puder o consumo de açúcar, gordura e alimentos processados e, claro, se quiser um cardápio personalizado, marque uma consulta com uma boa nutricionista.