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5 maneiras de prevenir ansiedade e depressão que você não conhecia

Estamos acostumados a identificar os sintomas e a entender o tratamento de algumas doenças mentais, mas e a prevenção? Como é possível?

É cada vez mais comum encontrarmos pessoas que foram diagnosticadas com algum tipo de doença ou transtorno psiquiátrico, como depressão ou ansiedade. É extremamente importante buscarmos formas de identificar os sintomas relacionados ao nosso estado emocional e, claro, procurar ajuda quando for necessário.

O que nem sempre costumamos falar nesse sentido é a respeito dos hábitos que podem prevenir o desenvolvimento da depressão e das crises de ansiedade. Conheça alguns deles a seguir e coloque-os em prática o quanto antes:

Identificar seus sinais de alerta

O autoconhecimento é uma ferramenta incrível em diversos aspectos. Quando fazemos acompanhamento psicoterápico, somos capazes de identificar os gatilhos que podem comprometer a nossa saúde mental.

Dessa forma, é possível buscar ajuda precoce e evitar crises. Para algumas pessoas, os sinais de alerta podem ser alterações no trato intestinal, dores tensionais na região do pescoço, perda de apetite, sono em excesso, dificuldade de concentração, irritabilidade etc.

Ter pessoas com as quais contar

Esses sinais às vezes passam batidos, mas podem ser percebidos por familiares ou pessoas do seu convívio, como amigos e colegas de trabalho.

Se você tem um histórico de depressão ou ansiedade, peça para que essas pessoas de confiança falem contigo se perceberem que você está agindo de forma diferente do comum e, quando elas falarem, busque ajuda.

Fale sobre o que você sente

Se estiver em um período mais intenso, sentindo nervosismo, frio na barriga, tristeza, cansaço e com pensamentos ruins, fale a respeito disso com uma pessoa de confiança.

Colocar essas emoções para fora é fundamental para que você melhore e é por isso que a escuta qualificada, exercida por profissionais da área da Psicologia, é ainda mais importante.

Tenha um sistema de apoio

É importante ter pessoas com as quais contar, por isso mantenha seus amigos por perto, converse com eles, mesmo que por mensagens. Animais de estimação também cumprem esse papel de apoio.

Durma bem

Ter boas noites de sono deve ser uma prioridade para quem tem depressão ou ansiedade. Além de ajudar seu corpo em diversas formas, dormir pelo menos sete horas por noite é uma forma de manter uma boa rotina e, assim, uma boa saúde física e mental.

Lembre-se de que buscar ajuda não é algo vexatório nem sinal de fraqueza. Muito pelo contrário: ir em um bom psiquiatra e fazer psicoterapia pode ser a melhor decisão da sua vida.

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