Tudo Bahia
Portal de Notícias

Estes alimentos podem roubar o cálcio de seu corpo; veja quais

Sabia que, em alguns casos, é importante tentar não misturar alimentos, pois um pode prejudicar a absorção nutricional do outro?

Entender um pouco a respeito de como funciona o corpo humano em relação à absorção nutricional dos alimentos é sempre interessante. Primeiro, porque podemos entender a importância de uma dieta equilibrada e variada e segundo porque, depois de saber disso, conseguimos fazer escolhas mais saudáveis.

O Tudo Bahia conversou com a nutricionista Hortência Kettelen Souza Luz, que se formou pela Universidade Federal de Goiás, já atendeu em clínica e atualmente está fazendo parte do programa de residência em Terapia Intensiva.

A nutricionista nos explicou que alguns alimentos podem prejudicar a forma como o corpo absorve o cálcio da comida ou, ainda, colaborar para que esse cálcio seja eliminado em quantidades maiores pela urina ou outros meios.

Hortência conta que, entre os alimentos capazes de alterar a concentração de cálcio do nosso organismo, estão:

  • Refrigerantes;
  • Gorduras;
  • Café em excesso.

A cafeína, presente no café, nos refrigerantes de cola e em alguns chás, é conhecida por prejudicar também a absorção de ferro.

A vitamina C, por outro lado, ajuda o corpo a absorver mais ferro dos alimentos, por isso é comum o consumo de laranja e couve (ambos ricos em vitamina C) como acompanhamentos da feijoada (fonte de ferro).

Bacana aprender essas coisas, não é mesmo? Assim podemos fazer escolhas alimentares mais inteligentes. Se a ideia for seguir uma dieta específica para algum fim, como emagrecer ou tratar alguma deficiência nutricional, o ideal é marcar uma consulta com uma nutricionista.

LEIA TAMBÉM

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. AceitarLer mais