Falha no WhatsApp Web pode abrir brecha para golpes

A empresa ISH Tecnologia, especialista em cibersegurança, junto com a L1 Engenharia, descobriu uma falha de segurança no WhatsApp Web que pode abrir brecha para crimes. O usuário pode ter suas informações, mensagens e mídias acessadas sem nem ficar sabendo. continua depois da publicidade Menores de 18 anos podem abrir conta-corrente em bancos digitais; entenda […]

A empresa ISH Tecnologia, especialista em cibersegurança, junto com a L1 Engenharia, descobriu uma falha de segurança no WhatsApp Web que pode abrir brecha para crimes. O usuário pode ter suas informações, mensagens e mídias acessadas sem nem ficar sabendo.

continua depois da publicidade

De acordo com os especialistas, criminosos podem se aproveitar disso para aplicar golpes. O maior problema, porém, é que o erro no sistema é difícil de ser rastreado. Logo, no caso de uma invasão na conta de alguém, as chances de encontrar o golpista são baixas.

A descrição da falha de segurança do WhatsApp Web foi mantida em sigilo por ainda estar ativa. A ISH ainda informou que a brecha pode afetar outras versões do aplicativo, como a de desktop e o app para Windows Store.

continua depois da publicidade

Além do aviso sobre o erro de sistema, a empresa também deu uma dica para os usuários se prevenirem de golpes. Os especialistas pedem para as pessoas se desconectarem do aplicativo quando não estiverem mais utilizando o computador.

WhatsApp Web está passando por mudanças

O Facebook, detentor do WhatsApp em todas as suas versões, está aprimorando o aplicativo de mensagens. Recentemente, o grupo está testando uma nova funcionalidade que permite utilizar a plataforma sem precisar estar conectado a um celular.

A ideia é criar acesso em diferentes dispositivos, tendo cada um deles a sua própria identificação dentro de um mesmo usuário. De acordo com a empresa, a segurança será mantida e será possível saber para qual dispositivo as mensagens estão sendo enviadas. Essas conexões serão testadas na versão beta.

continua depois da publicidade

O acesso será feito por escaneamento de QR Code, sendo possível se conectar em até quatro dispositivos. Entre as atualizações do aplicativo, existe a “Verificação Automática de Dispositivos” que vai facilitar a implantação do novo sistema. As verificações só serão exigidas em caso de criação de novas contas.

Por enquanto, o novo sistema está em fase de testes e deve ser lançado de forma definitiva em breve. Quanto à falha de segurança do WhatsApp Web, o Facebook já foi notificado, mas não se manifestou sobre o assunto.