Após a morte da rainha Elizabeth II, em 8 de setembro de 2022, Charles Philip Arthur George agora chamado de rei Charles III é o novo monarca da Grã-Bretanha.
O rei Charles III nasceu em 14 de novembro de 1948, no Palácio de Buckingham. Quando sua mãe subiu ao trono em 1952, o príncipe de 3 anos se tornou o duque da Cornualha, tornando-se príncipe de Gales aos 20 anos. Vamos saber algumas curiosidades sobre ele abaixo:
1. Carreira militar
O rei Charles III teve uma passagem pelo exército antes de encerrar sua carreira militar em 1976. Em setembro de 1971, após o desfile de desmaio em Cranwell, o príncipe embarcou em uma carreira naval, seguindo os passos de seu pai, avô e bisavôs.
O curso de seis semanas no Royal Naval College, Dartmouth, foi seguido pelo serviço no destroier (navio de guerra) de mísseis guiados HMS Norfolk e duas fragatas.
2. Vida amorosa
O príncipe e a princesa de Gales, Diana, tiveram dois filhos: o príncipe William e o príncipe Harry. No entanto, em 1992, Charles e sua esposa concordaram em se separar e seu casamento foi oficialmente dissolvido em 1996. Um ano depois, a princesa Diana morreu em um acidente de carro em Paris.
Em 2005, o príncipe Charles se casou novamente com Camilla Parker Bowles, que, segundo a família real, ficou conhecida como Sua Alteza Real a Duquesa da Cornualha.
3. Charles defende a causa ambiental desde a década de 1970
Em 19 de fevereiro de 1970, Charles fez seu primeiro grande discurso sobre o meio ambiente aos 21 anos. Segundo a BBC, ele vem combatendo as mudanças climáticas para limitar o aumento das temperaturas globais.
Em 2017, Charles foi coautor de um livro “Climate Change” com Tony Juniper, ex-diretor de Friends of the Earth, e Emily Shuckburgh, cientista climática da Universidade de Cambridge.
4. Charles sofreu bullying na escola
Seus anos escolares foram infelizes, com o futuro rei sendo intimidado por colegas de classe em Gordonstoun, um internato escocês que também educou seu pai, o príncipe Philip.
Posteriormente, Charles estudou história no Trinity College da Universidade de Cambridge, onde em 1970 se tornou o primeiro membro da realeza britânica a obter um diploma universitário.
5. Ele tem sua própria fundação de caridade
A Fundação de Caridade do Príncipe de Gales foi fundada em 1979 e incorporada em 2008. Ela apoia iniciativas de empreendedorismo, educação, sustentabilidade e outras áreas.