Em tempo real, mapa mostra número de mortes por coronavírus no Brasil

Os brasileiros estão em constante estado de alerta com o avanço do novo coronavírus, que emergiu a partir de dezembro de 2019. Para facilitar a organização de todos os dados oficializados, o portal de notícias “G1” elaborou um mapa que mostra o número de mortes por coronavírus no Brasil. O projeto está sendo coordenado pela […]

Os brasileiros estão em constante estado de alerta com o avanço do novo coronavírus, que emergiu a partir de dezembro de 2019. Para facilitar a organização de todos os dados oficializados, o portal de notícias “G1” elaborou um mapa que mostra o número de mortes por coronavírus no Brasil. O projeto está sendo coordenado pela Amanda Polato, Rodrigo Cunha e Vitor Sorano.

continua depois da publicidade

O mapa pode ser visualizado por meio de um hotsite na categoria “Bem Estar” do G1. Em tempo real, é possível conferir:

  • Mortes por dia;
  • Mortes confirmadas por dia;
  • Cidades com mortes;
  • Mortes por coronavírus no Brasil;
  • Mortes por coronavírus no mundo.

Número de mortes por coronavírus: quais as fontes usadas para montar o mapa?

Os dados foram informados pelas Secretarias Estaduais de Saúde, porque o Ministério da Saúde não divulga os números por municípios. Dessa maneira, as informações divulgadas podem não coincidir.

continua depois da publicidade

As Secretarias Estaduais, de qualquer maneira, não divulgaram todos os municípios com casos confirmados. Por essa razão, eles aparecem como “não informado” no hotsite do G1.

Sobre a COVID-19

A COVID-19 é uma doença causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, com quadros respiratórios graves e variabilidade de sintomas.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), 80% dos pacientes podem ser assintomáticos.

continua depois da publicidade

Há a possibilidade de que os outros 20% dos casos precisem de atendimento hospitalar. Isso acontece principalmente pela dificuldade respiratória.

Se todas as pessoas contaminadas tiverem que ir ao hospital, por exemplo, pode acontecer um colapso no sistema de saúde.

A doença atingiu os cinco continentes do planeta e, dessa maneira, se tornou uma pandemia com milhares de mortes registradas.

continua depois da publicidade

Os governos dos países (ao menos a maioria deles) estão buscando maneiras de reorganizar os sistemas de saúde. Por isso, pedem uma redução máxima do contato entre as pessoas. O objetivo é um só: diminuir o número de mortes por coronavírus.