Perícia online do INSS: testes já COMEÇARAM! Saiba tudo sobre o projeto-piloto!

A perícia online do INSS começa a partir desta terça-feira (03/11)! De acordo com o governo federal, o projeto-piloto vai ser implementado somente para a concessão do auxílio-doença (ou “auxílio por incapacidade temporária”, conforme nova nomenclatura). Esses testes, voltados para o uso da telemedicina, seguirão até o dia 31 de dezembro de 2020. continua depois […]

A perícia online do INSS começa a partir desta terça-feira (03/11)! De acordo com o governo federal, o projeto-piloto vai ser implementado somente para a concessão do auxílio-doença (ou “auxílio por incapacidade temporária”, conforme nova nomenclatura). Esses testes, voltados para o uso da telemedicina, seguirão até o dia 31 de dezembro de 2020.

continua depois da publicidade

Acompanhe a matéria completa e fique por dentro de mais detalhes sobre o assunto. Não se esqueça de conferir outros conteúdos de nosso site. Veiculamos as principais notícias nacionais e internacionais para que você se mantenha constantemente atualizado!

De início, a perícia online do INSS será destinada a “grupo restrito de pessoas”

No início de outubro de 2020, o governo federal encaminhou uma proposta para implementar o projeto-piloto da perícia online do INSS. Essa medida foi apresentada ao Tribunal de Contas da União (TCU) como resposta ao processo aberto pelo próprio órgão.

continua depois da publicidade

Por conseguinte, o objetivo é de estabelecer um plano de perícias a distância para diminuir as filas de concessão do auxílio-doença. Pelo menos 300 empresas firmaram parceria com o INSS para a implementação das perícias virtuais.

De início, a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho (SEPRT) informou que “o procedimento será [destinado] para um grupo restrito de pessoas: os segurados das empresas que possuem acordo de cooperação com o INSS e que tenham formalizado o termo de adesão à experiência piloto”.

Sobre o projeto-piloto

Além dos próprios segurados, a perícia online do INSS deverá contar com a presença dos seguintes profissionais:

  • Perito Médico da Previdência Social;
  • Médico do Trabalho, que vai ser contratado pela empresa que participará do projeto-piloto.

O Perito Médico do INSS, por sua vez, poderá conceder o auxílio-doença, rejeitar ou pedir para que o funcionário compareça a uma agência. “Reforçamos que não se trata do início do serviço de realização de perícia médica com uso de telemedicina, mas tão somente uma experiência piloto”, a SEPRT explicou.

continua depois da publicidade

Quando o projeto-piloto for concluído, a experiência será avaliada pelas entidades responsáveis. “Posteriormente, haverá um workshop envolvendo SPREV, INSS e outros órgãos (TCU, CGU, MPF, DPU), para avaliar os resultados e emitir recomendações sobre a continuidade ou não da perícia médica com uso da telemedicina, no formato proposto no protocolo”, a secretaria complementou.