Onda fria histórica deve atingir o país nesta semana; veja previsão

São esperadas para esta semana geadas em estados do Sudeste e Centro-Oeste e há possibilidade de neve para alguns municípios do Sul.

Grande parte do país deve enfrentar uma onda fria histórica a partir desta segunda-feira (16). São esperadas para esta semana geadas em estados do Sudeste e Centro-Oeste e há possibilidade de neve para alguns municípios do Sul.

continua depois da publicidade

Apesar do possível frio intenso em boa parte do país, uma capital brasileira deve sofrer um pouco mais com as baixas temperaturas. Goiânia deve registrar mínima de 4º C na próxima quinta-feira (19), um recorde de frio para o mês de maio, segundo dados da Climatempo.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o recorde de temperatura mínima na capital goiana é de 5,7°C, registrado em 18 de maio de 1977.

continua depois da publicidade

Outras capitais devem também chegar perto do recorde de menor temperatura, atingindo onda fria histórica:

  • Belo Horizonte: na próxima quinta-feira (19), a capital mineira pode registrar 8°C. O recorde é 7,5°C, registrado em 20 de maio de 1977;
  • Cuiabá: na quinta-feira (19), os termômetros devem apontar para 8º C. O recorde de temperatura mínima da capital mato-grossense também foi em 1977: 7º C em 18 de maio daquele ano.
  • Florianópolis: na terça-feira (17), os termômetros devem registrar 6°C. O recorde de temperatura mínima é mais recente: 4,6º C no dia 30 de maio de 2007.

São Paulo também deve sofrer com onda fria histórica

Nesta semana, São Paulo deve registrar temperatura abaixo dos 10°C. A previsão mais recente para a capital paulista considera a possibilidade mínimas em torno de 7 a 9ºC.

Segundo dados do Inmet, a última vez que São Paulo registrou temperaturas abaixo dos 10° C no mês de maio, foi em 2016 ao atingir 9,5° C. No entanto, o recorde na capital paulista é ainda menor: 3,7º C, registrado em 29 de maio de 1974.

continua depois da publicidade

Neve e geada

O frio intenso e umidade provocam uma condição favorável para a ocorrência de alguns fenômenos de inverno, a exemplo de neve e geada.

Nesta semana, há previsão de neve para cidades da Serra Gaúcha e alguns municípios da região central de Santa Catarina na terça-feira (17) e quarta-feira (18).

Há previsão também de geada em várias áreas do país entre quinta e domingo (19 a 22 de maio). A geada é mais possível de ocorrer nos estados do Sul, no sul e oeste paulista, em Mato Grosso do Sul e no sul de Minas Gerais. Na capital paulista pode também ocorrer geada.

continua depois da publicidade