MPF questiona dificuldade no acesso ao auxílio emergencial

O Ministério Público Federal (MPF) solicitou explicações do governo federal quanto às dificuldades na liberação do auxílio emergencial de R$ 600,00.

Na última terça-feira (05), o Ministério Público Federal (MPF) enviou ofício no qual solicita esclarecimentos do governo federal em relação às diversas dificuldades encontradas para liberação do auxílio emergencial de R$ 600,00.

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Apesar das medidas já adotadas pela União e a Caixa Econômica Federal, ainda existem problemas. Por isso, solicita novas explicações sobre a realização de pagamento do benefício.

De acordo com o MPF, a população tem questionado algumas dificuldades, como:

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  • Acesso à poupança digital;
  • Demora na análise do requerimento;
  • Falha no recebimento do auxílio para os beneficiários do Bolsa Família;
  • Requerimento indeferido.

Sendo assim, o MPF solicitou providências diante das evidências encontradas para solicitar o auxílio. O prazo é de que um posicionamento seja tomado em cinco dias.

MPF questiona exclusividade da Caixa Econômica no pagamento do auxílio

Além da dificuldade encontrada em solicitar o benefício e obter uma resposta, os brasileiros enfrentam outro problema: longas filas para sacar o valor.

Isso é explicado em razão do pagamento ser realizado apenas nas agências da Caixa Econômica Federal e Lotéricas, formando as intermináveis filas e promovendo a aglomeração social.

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Por isso, a Justiça Federal no Maranhão determinou que a União e a Caixa Econômica Federal reorganizem o sistema de pagamentos do auxílio emergencial de R$ 600 no estado em até 15 dias.

Além da dificuldade de sacar o benefício, os moradores da capital São Luís, passam por um lockdown, a forma mais restritiva de isolamento, o que vai dificultar ainda mais a saída de todos de casa.

Pagamento do auxílio emergencial

Segundo a Caixa divulgou recentemente, foram incluídos mais 50 bancos para auxiliar no pagamento do benefício. E, de acordo com dados, 3,5 milhões de pessoas que indicaram contas de outros bancos receberam aproximadamente R$ 2,3 bilhões.

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Quem fez a solicitação do benefício e teve como resposta “dados inconclusivos” pode fazer uma nova solicitação para complementar informações necessárias.

Para isso, o cidadão deve refazer o cadastro com a nova funcionalidade por meio do site ou aplicativo Caixa | Auxílio Emergencial.