Alta no índice de inflação: 90% do aumento vem do setor alimentício, diz FGV

De acordo com André Braz, coordenador do “Índice de Preços ao Consumidor” da FGV (Fundação Getulio Vargas), não existe um descontrole generalizado nos preços das mercadorias. A alta no índice de inflação, em grande parte, está sendo ocasionada pelo setor alimentício. continua depois da publicidade “Não [há um descontrole geral na inflação]. A inflação está […]

De acordo com André Braz, coordenador do “Índice de Preços ao Consumidor” da FGV (Fundação Getulio Vargas), não existe um descontrole generalizado nos preços das mercadorias. A alta no índice de inflação, em grande parte, está sendo ocasionada pelo setor alimentício.

continua depois da publicidade

“Não [há um descontrole geral na inflação]. A inflação está muito concentrada em alimentos. A alimentação explica, hoje, 90% do resultado dos índices de preços ao consumidor”, informou o economista durante entrevista para a Agência Estado.

Acompanhe a matéria completa e fique por dentro de mais detalhes sobre o assunto. Não se esqueça de conferir outros conteúdos de nosso site. Veiculamos as principais notícias nacionais e internacionais!

continua depois da publicidade

Alta no índice da inflação e desvalorização do real

Mesmo sem o descontrole generalizado, o economista André Braz reconhece que ocorreu um certo “espalhamento” no aumento dos preços. A principal causa estaria relacionada à desvalorização do real. Por essa razão, os valores de outros itens industrializados, como eletrodomésticos e automóveis, também acabaram sofrendo impactos.

“Começamos a ver um espalhamento um pouco maior. Mas longe de isso ser entendido como um processo inflacionário mais disperso que mostre um cenário duradouro e persistente. O problema seria entrar numa espiral inflacionária espalhada em muitos bens e serviços e com caráter duradouro. Mas essa não é a característica da inflação no curto prazo. Até porque estamos com a economia desaquecida, com desemprego alto”, explicou para a Agência Estado.