FGTS emergencial no Caixa Tem: veja como receber

Os repasses do FGTS emergencial foram liberados nas poupanças digitais, com base no mês de aniversário dos trabalhadores. Portanto, como as movimentações dos valores vão acontecer primeiramente por meio de plataforma virtual, é importante saber como acessar o FGTS emergencial no Caixa Tem. continua depois da publicidade O aplicativo da Caixa, o Caixa TEM, permite […]

Os repasses do FGTS emergencial foram liberados nas poupanças digitais, com base no mês de aniversário dos trabalhadores. Portanto, como as movimentações dos valores vão acontecer primeiramente por meio de plataforma virtual, é importante saber como acessar o FGTS emergencial no Caixa Tem.

continua depois da publicidade

O aplicativo da Caixa, o Caixa TEM, permite o acesso às informações sobre FGTS, Auxílio Emergencial, Abono Salarial, Seguro-Desemprego e outros benefícios. Além disso, permite a movimentação da Poupança Social Digital, com saldos e extratos ou pagamentos e transferências.

Como receber o FGTS emergencial no Caixa Tem?

O saque emergencial do FGTS foi autorizado no mês de abril, tendo em vista a crise econômica ocasionada pela pandemia do coronavírus, por meio de Medida Provisória e estará disponível até o dia 31 de dezembro de 2020. O valor do saque é de até R$ 1.045,00, feito exclusivamente por meio de crédito em Poupança Social Digital.

continua depois da publicidade

Para solicitar o FGTS emergencial é preciso ter o aplicativo FGTS, disponível para Android e iOS. Ao realizar a solicitação, o valor será disponibilizado na Poupança Social Digital e poderá ser movimentado pelo aplicativo Caixa Tem.

Confira, abaixo, o calendário com todas as datas referentes ao FGTS emergencial:

Mês de nascimento (beneficiários)Data do depósitoLiberação de saques ou transferências
Janeiro29 de junho25 de julho
Fevereiro6 de julho8 de agosto
Março13 de julho22 de agosto
Abril20 de julho5 de setembro
Maio27 de julho19 de setembro
Junho3 de agosto3 de outubro
Julho10 de agosto17 de outubro
Agosto24 de agosto17 de outubro
Setembro31 de agosto31 de outubro
Outubro8 de setembro31 de outubro
Novembro14 de setembro14 de novembro
Dezembro21 de setembro14 de novembro

Saiba como movimentar o FGTS no Caixa Tem

Com o valor depositado na Poupança Social Digital, a movimentação da conta será feita pelo app Caixa Tem.

continua depois da publicidade

Com o aplicativo, os trabalhadores poderão realizar as seguintes movimentações:

  • Pagar boletos e contas;
  • Transferências;
  • Pagamentos de compras na “maquininha”;
  • Pagamentos em casas lotéricas;
  • Saque em caixas eletrônicos e lotéricas.

Quem pode realizar o Saque Emergencial do FGTS?

Os valores estão sendo liberados aos cidadãos com contas ativas (emprego atual) e contas inativas (emprego antigo), vinculadas ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Quem tiver mais de uma conta poderá receber os repasses emergenciais de todas elas, começando por aquela que possui menos dinheiro. A soma da quantia final, no entanto, não poderá ultrapassar o valor de R$ 1.045,00.

continua depois da publicidade

Todos os trabalhadores podem verificar se têm direito ao saque emergencial por meio do aplicativo FGTS (disponível para sistemas Android e iOS) ou da página específica da Caixa Econômica Federal. Além do mais, também é possível fazer consultas pela central de atendimento telefônico. Basta ligar para o número 111, na opção 2.