Mais de 2 milhões de mães solo tiveram o auxílio emergencial negado

Cerca de 2,2 milhões de mães solteiras chefes de família tiveram o auxílio emergencial negado em 2021 ou não estão recebendo o valor correto. Segundo as regras do benefício, essas mulheres teriam direito à quantia de R$ 375. De acordo com dados do Ministério da Cidadania (MC), em 2020, 10.833 milhões de brasileiras provedoras do […]

Cerca de 2,2 milhões de mães solteiras chefes de família tiveram o auxílio emergencial negado em 2021 ou não estão recebendo o valor correto. Segundo as regras do benefício, essas mulheres teriam direito à quantia de R$ 375. De acordo com dados do Ministério da Cidadania (MC), em 2020, 10.833 milhões de brasileiras provedoras do lar receberam as parcelas.

continua depois da publicidade

Já em 2021, a quantidade de mães solo caiu para 8.576 milhões dentro do programa. Essa redução entre as cadastradas equivale a 21%. Por causa desse problema, várias mulheres se reuniram nas redes sociais e em grupos de apoio para denunciar a falta dos pagamentos.

Segundo apurações do jornal Metrópoles, o MC confirmou que 4,4% das mães solo tiveram o auxílio emergencial negado entre a primeira e a terceira parcela. Os cancelamentos foram realizados com base em análises feitas nos cadastros antes de cada uma das cotas ser paga.

continua depois da publicidade

Esses bloqueios não tiveram clareza nos motivos e boa parte [das beneficiadas] sequer teve a oportunidade de contestar, pois, no auxílio emergencial 2021, o Ministério da Cidadania criou bloqueios que não permitem a contestação”, explicou o jornalista Leonardo Caprara, do Canal Consulta Pública, ao Metrópoles.

Oficio pede reavaliação de auxílio emergencial negado para mães solo

Na última terça-feira (20/07), a Rede Brasileira de Renda Básica (RBRB) enviou um ofício ao Ministério da Cidadania informando 10 problemas que mulheres chefes de família tiveram em relação ao benefício. A associação informou recebeu relatos de 1.100 mães solteiras que estão passando por dificuldades por causa do bloqueio dos pagamentos.

Junto com o ofício, a RBRB enviou uma lista com todos esses casos de mães solo que tiveram o auxílio emergencial negado, com cópia para a Defensoria Pública da União (DPU). No texto da RBRB, os organizadores pedem a reavaliação de cada um dos cadastros, identificando os erros e fazendo as correções necessárias. Também é solicitado:

continua depois da publicidade
  • Revisar a base de dados utilizadas para avaliar a elegibilidade das pessoas cadastradas e confirmar que se trata de dados atualizados;
  • Parametrizar os critérios conforme o que foi divulgado e definido pelas Legislações;
  • Reparar erros de avaliação e reverter benefícios “cancelados indevidamente;
  • Pagar as parcelas pendentes dos Auxílios, conforme estabelece a lei;
  • Abrir um canal de contestação, com possibilidade de encaminhamento de documentos;
  • Reforçar equipes e canais de atendimento e avaliação nesta fase inicial do benefício.

De acordo com Paola Carvalho, diretora de Relações Institucionais da RBRB, a ideia é apontar quais são os gatilhos do sistema que culminam no auxílio emergencial negado para quem tem direito. Ela explicou ao Extra que a maioria dessas mulheres com o benefício cancelado estavam contando apenas com essa renda para sobreviver.

“Privá-las do auxílio é permitir que fiquem ainda mais vulneráveis do que já são e sem condições de buscar trabalho nas ruas porque, na maioria das vezes, não têm com quem deixar os filhos menores”, disse. Paola afirmou ainda que agora, com o ofício, “o ministério poderá avaliar cada caso, tomar as providências necessárias para corrigir o problema e autorizar os pagamentos”.