Tudo Bahia
Portal de Notícias

Abono salarial PIS/Pasep pode ser liberado em dobro a partir de 2022

PIS/Pasep é direito de trabalhadores que possuem Carteira de Trabalho assinada. Dois pagamentos podem ocorrer em 2022.

O abono salarial do Pis/Pasep pode ser liberado em dobro a partir de 2022. Isso poderá ocorrer caso o governo não consiga cumprir a meta de realizar os pagamentos de 2020 ainda neste ano. Após um adiamento ter sido anunciado, não houve um acerto para a retomada dos depósitos.

Portanto, apesar de um anúncio oficial ainda não ter sido feito, espera-se que os pagamentos dos anos-base 2020 e 2021 sejam realizados até o ano que vem. Como o PIS/Pasep paga até um salário mínimo vigente, é possível que o atraso faça com que sejam pagos cerca de R$ 2.200.

PIS/Pasep pode ser dobrado em 2022

Geralmente, os pagamentos do PIS/Pasep são realizados baseados no ano anterior. Isso quer dier que os pagamentos de 1018 são realizados em 2019, os de 2019 ocorrem em 2020 e assim por diante.

Sendo assim, em 2021, o governo federal deveria fazer os repasses do ano-base de 2020. No entanto, depois de uma reunião da Codefat (Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador), ficou decidido que os pagamentos seriam adiados.

Os repasses começariam em julho e terminariam em dezembro. Agora, acredita-se que os depósitos ocorrerão somente a partir de fevereiro de 2022. Com isso, os anos-base 2020 e 2021 seriam pagos no ano que vem, como se fosse em dobro.

Como funciona o saque do PIS/Pasep

Vale lembrar que o PIS/Pasep é pago para quem trabalha regido pela CLT, com inscrição ativa no ‘Programa de Integração Social’ por pelo menos cinco anos e que tenha trabalhado ganhando até dois salários mínimos.

O PIS é pago pela Caixa e serve para pessoas que trabalham na iniciativa privada. É possível fazer o saque nas agências do banco, em caixas eletrônicos ou nas Lotéricas. Dúvidas devem ser sanadas no telefone 0800-726-0207.

Já o Pasep é para funcionários públicos, sendo depositado automaticamente na conta do Banco do Brasil. O dinheiro pode ser sacado em qualquer local de autoatendimento. O telefone para dúvidas é o 0800-729-0001 do Banco do Brasil.

LEIA TAMBÉM

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. AceitarLer mais