Auxílio emergencial: saiba como fazer saque antes do prazo definido pela Caixa

Basta que o beneficiário tenha o Caixa Tem e uma chave Pix para que seja disponibilizada a transferência. Saiba mais.

Desde o início dos repasses do auxílio emergencial, tem sido possível realizar movimentações com os valores do benefício pelo app Caixa Tem. Contudo, o saque do saldo em conta só pode ser retirado dentro do prazo determinado pela instituição bancária.

continua depois da publicidade

Segundo a Caixa, a intenção é de evitar filas e aglomerações em tempos de pandemia. O crédito da poupança digital, relativo ao auxílio emergencial, é liberado para movimentações pelo aplicativo Caixa Tem. A liberação dos saques só é permitida posteriormente.

O crédito do auxílio emergencial pode ser usado para pagamento de contas e compras por meio do cartão virtual de débito. Mas agora, com a funcionalidade do Pix, é possível fazer a antecipação da retirada do dinheiro.

continua depois da publicidade

O pagamento instantâneo, criado e gerido pelo Branco Central do Brasil (BC), se tornou uma possibilidade de realizar a retirada do dinheiro em espécie antes do prazo estipulado. O procedimento se trata da uma transferência realizada pelo beneficiário de sua conta digital da Caixa para outra conta.

No entanto, o dinheiro só pode ser transferido para contas que não tenham a mesma titularidade, ou seja, para terceiros.

Como antecipar saque pelo Pix

Tendo uma pessoa para quem repassar o valor, o processo em si é muito simples, rápido e prático. Basta que o beneficiário tenha o Caixa Tem e uma chave Pix para que seja disponibilizada a transferência. Veja os passos a seguir:

continua depois da publicidade
  • Acesse o aplicativo Caixa Tem;
  • Em seguida, procure pela opção “Pix”;
  • Haverá as seguintes opções disponíveis: “Pagar”, “Receber”, “Extrato, Devolução e Agendamento”, “Gerenciar minhas chaves”, “Mais informações sobre o Pix” e “Preciso de Ajuda”;
  • Então, selecione a opção “Pagar” e, na sequência, “Chave Pix”;
  • Depois, selecione o tipo de chave de transferência que será usado dentre as opções: “Telefone”, “CPF/CNPJ”, “Email” ou “Chave aleatória”;
  • Por fim, informe o valor a ser transferido, bem como a senha do app e conclua o processo de transferência.