Como sacar o benefício do Bolsa Família sem o cartão? Confira

Existem maneiras de realizar o saque do seu benefício do Bolsa Família mesmo sem o uso do cartão do programa. Entenda.

Caso tenha perdido ou danificado seu cartão do Bolsa Família, saiba que é possível fazer o saque das parcelas sem ele. Para tanto, será necessário seguir alguns passos e recomendações que iremos explicar abaixo. Antes de tudo, é importante que você mantenha sempre seu cartão bem preservado.

continua depois da publicidade

A senha deve estar sempre guardada, preferencialmente, nunca junto com o cartão. Isso evita que, se acaso venha perdê-lo, alguém tenha acesso a sua conta a partir da utilização do cartão com a senha.

Como sacar o Bolsa Família sem o cartão

A Caixa Econômica Federal consegue realizar a liberação do saque de seu benefício através do que popularmente as pessoas chamam de “pagamento na folha”. O termo correto é “Guia avulsa de pagamento” e é impressa na agência da Caixa.

continua depois da publicidade

Assim, para quem não dispõe do cartão por algum dos motivos já apresentados, será necessário procurar a agência e informar a situação ao atendente. Ele irá entrar no sistema e consultar seu benefício para, assim, proceder com a liberação.

No ato de sacar o seu benefício na agência, é preciso apresentar documento de identificação com foto (RG, CNH ou até mesmo a Carteira de Trabalho).

Sacar pelo Caixa Tem

Uma segunda opção é para quem recebe o Bolsa Família e tem o aplicativo do Caixa Tem. É possível realizar o saque através do app, que gera um código e, com ele, o saque pode ser liberado tanto em lotéricas quanto em caixas eletrônicos.

continua depois da publicidade

Com o aplicativo aberto, vá na opção “Saque sem cartão”. Em seguida, aparecerá a opção para “Gerar código para saque”. Clique novamente e digite a senha do aplicativo. Após o código aparecer, vá no caixa eletrônico, na opção de saque sem cartão, e insira o código informado.

A partir desse momento, é só informar o valor a ser sacado. Na lotérica, é o mesmo processo e o código deverá ser digitado na maquininha. Ainda para quem utiliza o Caixa Tem, é possível transferir seu benefício para outra conta e, a partir dela, realizar o saque.

Desse modo, existe mais de uma maneira para conseguir realizar o saque mesmo sem estar com o cartão do benefício em mãos.

continua depois da publicidade