Saiba como pagar boleto bancário com o seu cartão de crédito

O consumidor precisa ficar atento aos valores cobrados pelas instituições financeiras para realizar esse tipo de operação. Saiba mais.

O cartão de crédito facilita quando precisamos comprar os produtos ou pagar por serviços, principalmente ao realizar esse pagamento de forma parcelada. Além disso, ele também pode ter mais uma funcionalidade que alguns consumidores ainda não conhecem. Com o cartão de crédito, também é possível pagar os boletos.

continua depois da publicidade

Importante que o consumidor entenda que essa opção de pagar os boletos no cartão de crédito gera um custo na hora que quitar essa dívida. Fora que nem todos os pagamentos de boletos são possíveis através do cartão de crédito, como pagar a fatura de um cartão com outro cartão. Tudo depende das regras e concessões estabelecidas pelas instituições bancárias.

De acordo o site do Serasa, existem três maneiras de pagar o boleto através do cartão, que são:

continua depois da publicidade
  • Pagamento pode ser feito no internet banking (quando o cliente acessar a conta no internet banking procurar a opção de “pagamento”, será necessário digitar o código de barras do boleto e fazer a opção de pagamento “cartão de crédito” e pagar com a senha);
  • Pagamento através do aplicativo das instituições bancárias (precisa solicitar a autorização nos caixas eletrônicos ou através do internet banking, ou até mesmo falar com o gerente);
  • Pagamento pela central de atendimento: lembrando que é necessário verificar se esse tipo de serviço é oferecido pela instituição financeira.

Ao pagar a conta no cartão de crédito, o cliente pagará o Imposto por Operação Financeira (IOF), mesmo que o banco não cobre nenhuma taxa pela transação. O IOF é cobrado sempre que fazemos uma transação financeira. Então, a dica é: se tiver com o dinheiro na conta, pague o boleto sem utilizar o cartão.

Qual o valor da taxa cobrada?

As instituições bancárias cobram a taxa que querem para realização do serviço. Isso porque o valor da tarifa do pagamento das contas no cartão de crédito é determinado pela instituição, não tendo um valor único preestabelecido.

De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), os custos mais altos que são cobrados para os clientes podem chega ao valor de até R$ 24,50. E ainda tem o valor da taxa do IOF que também será cobrado.

continua depois da publicidade

O Serasa lembra que, além de todas essas taxas, também podem ser cobrados juros para realizar o serviço.