Auxílio Brasil pode ser cancelado? Veja regras dos benefícios incluídos no programa

Em novembro, o governo publicou a portaria 711, que estabelece as regras para credenciamento e continuação do Auxílio Brasil.

Atualmente, o programa de transferência de renda Auxílio Brasil atende pouco mais de 14 milhões de beneficiários; são os remanescentes do Bolsa Família. Todavia, para este mês de dezembro o governo pretende diminuir a fila de espera de pessoas inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), sobretudo após a aprovação e sanção da PEC dos Precatórios.

continua depois da publicidade

Mas, enquanto muitos desejam entrar no programa, existem casos de cancelamento do benefício. Isso porque existem situações que vão contra as regras e podem, automaticamente, provocar o cancelamento. No dia 19 de novembro, o governo publicou a portaria 711, que estabelece as regras para credenciamento e continuação do Auxílio Brasil.

Entre as normas, existem as que provocam o cancelamento do benefício. É importante que cada beneficiário esteja atento para a permanência no programa de transferência de renda. Entre as situações que podem provocar o cancelamento do benefício, destacam-se as seguintes:

continua depois da publicidade
  • Ter renda familiar superior a que é estabelecida no programa;
  • Famílias que possuem crianças em situação de trabalho infantil;
  • Ao incorrer em prestar informações falsas ao banco de dados do governo;
  • Igualmente, a falta de dados;
  • Ao ter alguma decisão judicial desfavorável após recomendação dos órgãos de controle;
  • Quando infringir qualquer outra regra estabelecida.

Portanto, essas situações podem ser agravantes para provocar o cancelamento do benefício. Em caso de erro do sistema e um benefício for cancelado, será possível realizar a contestação. Existem situações que podem incorrer no cancelamento de cotas extras. O cancelamento desses benefícios que incrementam o Auxílio Brasil pode ocorrer nas seguintes situações:

Benefício Primeira Infância (BPI)

Quando a criança completar a idade de 36 meses, o benefício será automaticamente cancelado. Esse período corresponde aos 3 anos completos.

Até porque o benefício contempla crianças de 0 a 3 anos.

continua depois da publicidade

Benefício Composição Criança (BCC)

Os repasses são para famílias com gestantes ou crianças/jovens de 3 anos completos até 21 anos incompletos, pago para cada integrante nessa faixa etária.

Assim que completar a idade mínima, o benefício será automaticamente cancelado.

Benefício Composição Adolescente (BCA)

Adolescentes entre 16 e 18 anos incompletos são beneficiados pelo benefício. Todavia, ao completar os 18 anos, o benefício é cancelado automaticamente e desmembrado do Auxílio Brasil.

continua depois da publicidade

Benefício Composição Jovem (BCJ)

Jovens entre 18 e 21 anos incompletos possuem o direito a esse benefício. Mas, ao completar os 21 anos, ele será automaticamente cancelado. Caso o jovem complete o ensino médio antes ou desista de estudar, poderá, igualmente, ficar passível de ter o benefício cancelado.

Benefício Composição Gestante (BCG)

É um benefício específico para gestantes pelo período de 9 meses. Assim, ao completar o período de gestação, também acaba terminando a última parcela.

Benefício Compensatório de Transição (BCOMP)

Neste caso, trata-se de um benefício para equiparar os valores obtidos anteriormente pelo extinto Bolsa Família. Quando o valor do Auxílio Brasil for igual ou superior ao recebido pelo antigo programa, o benefício compensatório será cancelado.

continua depois da publicidade