Novas regras da aposentadoria: veja quem pode solicitar o benefício em 2022

Diversas mudanças irão ocorrer nos próximos anos, então fique atento para não perder a oportunidade de se aposentar.

Conseguir se aposentar, para ter uma velhice digna, é o sonho de milhões de brasileiros que trabalharam grande parte de sua vida. Entretanto, as contas para conseguir esse benefício se tornaram um pouco mais complicadas com a Reforma da Previdência, aprovada em 2019.

continua depois da publicidade

Isso porque, ela não somente alterou os prazos e idades, como também instituiu regras de transição até que o texto seja completamente implementado. Confira a seguir alguns detalhes sobre como as coisas funcionam agora:

Como saber se a Reforma se aplica a mim?

As novas regras da aposentadoria se aplicam a todos os trabalhadores que, mesmo contribuindo para a Previdência Social, não tinham conseguido preencher todos os requisitos para se aposentarem até o dia 12 de novembro de 2019.

continua depois da publicidade

Para quem já podia se aposentar nessa data, a Reforma não pode ser aplicada, porque a pessoa já tem o direito adquirido a aposentar-se pelas regras antigas.

Como saber se posso me aposentar em 2022?

Primeiro, confira se você já atingiu a idade mínima: 57 anos e 6 meses para mulheres e 62 anos e 6 meses para os homens. Depois, é necessário ver o tempo de contribuição mínimo exigido: 35 anos para os homens e 30 anos para as mulheres.

Em seguida, é preciso fazer a conta dos pontos, são pedidos 89 para as mulheres e 99 para os homens. Para calcular isso é simples, basta somar sua idade atual com o tempo de contribuição.

continua depois da publicidade

Como saber quanto irei receber?

Agora o valor da aposentadoria será a média de todos os salários desde julho de 1994, multiplicada por 0,6 (60%), somando-se 2% a cada ano trabalhado acima dos 15 anos de contribuição para mulher e 20 anos para os homens.

Caso tenha ficado com dúvidas, o melhor a se fazer é procurar uma contadora ou uma advogada previdenciária de sua confiança.