Alopecia: como funciona a doença de Jada Smith; o que é e quais os tipos

Conheça a enfermidade que ganhou a internet após a polêmica do Oscar 2022.

O tapa que o ganhador da estatueta de melhor ator, Will Smith, deu no humorista Chris Rock durante apresentação do Oscar 2022 tomou conta da internet. Opiniões não faltaram: alguns criticaram a reação do ator, enquanto outros aplaudiram.

continua depois da publicidade

A agressão veio depois que Chris Rock fez uma piada com a mulher de Will, a atriz Jada Pinkett Smith. O comediante fez uma graça com a falta de cabelos da atriz, o que não agradou a mulher. Jada luta contra a alopecia, doença cuja principal característica é a perda de cabelos.

Você já tinha ouvido falar da alopecia antes do ocorrido? A doença não é rara e acomete aproximadamente 2% dos brasileiros, de acordo com o Ministério da Saúde.

continua depois da publicidade

A condição é caracterizada pela perda de pelos em áreas arredondadas e ovais do couro cabeludo, ou em outras partes do corpo, como cílios, sobrancelhas e barba. Como visto, a enfermidade afeta homens e mulheres, independente da etnia, e pode surgir em qualquer idade.

Existem diferentes tipos de alopecia:

  1. Alopecia areata: caracterizada pela queda de cabelo intensa, causada por fatores autoimunes ou emocionais;
  2. Alopecia androgenética: também chamada de calvície, é causada por fatores genéticos associados à taxa de testosterona, comum nos homens;
  3. Alopecia traumática: relacionada ao hábito de arrancar os fios de cabelos constantemente ou a traumatismos na cabeça;
  4. Alopecia total: caracterizada pela perda de todos os fios de cabelo, é causada por questões genéticas ou razão emocional;
  5. Alopecia universal: além dos fios de cabelo, a pessoa também perde todos os pelos do corpo, incluindo sobrancelhas, pelos pubianos e cílios;
  6. Alopecia seborreica: causada por uma dermatite.

O tratamento da alopecia é feito de acordo com a causa, por isso, é recomendado a consulta ao dermatologista para identificar os motivos e começar um tratamento direcionado.

continua depois da publicidade

Na maior parte dos casos, a queda dos pelos pode ser tratada com o uso de medicamentos aplicados diretamente no local afetado. E ainda, caso necessário, pode haver o uso de medicamentos orais.