Conheça 5 tipos de pessoas tóxicas para evitar qualquer vínculo

Você sabe identificar quando uma pessoa passa a agir de forma tóxica?

É muito comum encontrarmos publicações nas redes sociais a respeito de pessoas tóxicas, que são aquelas que, de alguma forma, nos fazem mal e afetam a nossa autoestima e até mesmo a nossa saúde mental.

continua depois da publicidade

Se você ainda tem dúvidas sobre o que faz com que uma pessoa seja, de fato, considerada tóxica, confira a lista a seguir e veja quais tipos de personalidade podem ser prejudiciais para você:

1. Pessoas arrogantes

A arrogância pode até parecer autoconfiança, mas não é bem assim. Quando um indivíduo é arrogante, ele não apenas se sente melhor do que os outros, mas demonstra isso através de atitudes que são bem problemáticas, como humilhar alguém depois de considerar um trabalho malfeito ou nunca comemorar a vitória de um colega.

continua depois da publicidade

2. Pessoas que se fazem de vítima

Existem pessoas que se colocam na posição de vítima para tentar manipular os outros. Um exemplo clássico é quando alguém, durante uma discussão comum e sem ofensas, tenta calar o outro dizendo algo como “tá bom, ninguém nunca leva a sério o que eu digo” ou “sou sempre eu que recebo críticas, mas nunca me agradecem quando eu acerto”.

Essas pessoas nunca se responsabilizam pelas próprias ações e gostam de fazer com que os outros aceitem seus termos, através de chantagem emocional, mesmo quando não querem fazer isso.

3. Pessoas invejosas

É claro que sentir um pouco de inveja é natural, mas é fácil se lembrar de alguém que está sempre falando mal dos outros ou tentando diminuir as conquistas alheias. Essa pessoa, que tem inveja sempre, é certamente uma companhia tóxica.

continua depois da publicidade

4. Pessoas muito negativas

Mesmo em momentos difíceis, é preciso tentar olhar a situação de outras maneiras e descobrir se há como melhorar.

Aquela pessoa que vive reclamando, que fala que não adianta fazer nada e que não fica contente com as pequenas conquistas cotidianas pode muito bem fazer com que você se sinta mal e para baixo sem o menor motivo.

5. Pessoas ciumentas

Apesar de termos a ideia de que ciúme pode ser demonstração de amor e afeto, não é bem assim. Há quem seja extremamente controlador e busque saber de todos os passos da outra pessoa, seja um amigo, um familiar ou um companheiro amoroso. Fuja de pessoas ciumentas e obsessivas em saber até mesmo o que você pensa.

continua depois da publicidade

Conhecer esses comportamentos e nomeá-los como tóxicos é importante para que eles sejam reconhecidos o quanto antes e para que você evite ao máximo se envolver com pessoas assim. Se a pessoa quiser melhorar, que faça isso na terapia ou na análise.