Figo ajuda no controle do colesterol? Confira 7 dos principais benefícios

Sim, o figo ajuda a controlar o colesterol - mas não somente. Saiba quais são os outros benefícios da fruta para o nosso organismo.

O figo é uma fruta bastante antiga. Sabe-se que ela é cultivada desde a Antiguidade, sendo as civilizações do Mediterrâneo, como os povos egípcio, judeu, grego e romano, os responsáveis pelo seu cultivo na época.

continua depois da publicidade

No Brasil, ela foi introduzida pelos portugueses no século 16, adaptando-se muito bem ao nosso clima. Inclusive, essa é uma das características da fruta, conseguir se adaptar a diferentes climas, sendo, por isso, cultivada em diversos países.

No nosso país, o figo é consumido em grande parte em sua versão industrializada, seca e também desidratada. Mas é na versão in natura que a fruta possui mais nutrientes.

continua depois da publicidade

Entre esses nutrientes, estão os antioxidantes, principalmente os flavonoides, os ácidos fenólicos, as vitaminas A, B1, B2, K e E, além de minerais, como cálcio, ferro, fósforo e potássio.

A seguir, confira os sete principais benefícios que o figo oferece ao nosso organismo.

1. Reduz o colesterol e triglicerídeos

O figo é fonte de fibras, por isso ele auxilia na redução da absorção da gordura dos alimentos pelo intestino, diminuindo, assim, os níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue e evitando complicações cardiovasculares, como derrame e infarto.

continua depois da publicidade

Além disso, o alimento é rico em compostos antioxidantes, como flavonoides e carotenoides, responsáveis por combater os radicais livres, o que impede a oxidação das células de gordura e ainda equilibra os níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue.

2. Ajuda a controlar a pressão arterial

O figo possui uma alta concentração de potássio em sua composição e uma baixa concentração de sódio, o que lhe possibilita ter uma ação diurética e controlar a pressão arterial.

3. Auxilia no emagrecimento

A polpa e a casca do figo possuem poucas calorias, o que faz da fruta uma ótima opção para ser consumida nos lanches intermediários. Por ser uma fonte de fibras, o alimento dá a sensação de saciedade e evita o desejo por alimentos calóricos.

continua depois da publicidade

4. Ajuda na prevenção e no controle do diabetes

O alimento em questão possui baixo índice glicêmico, o que significa que o açúcar é liberado aos poucos na corrente sanguínea, mantendo o equilíbrio da insulina.

Além disso, o figo é fonte de fibras solúveis, responsáveis por reduzir o índice glicêmico de outros alimentos ingeridos na mesma refeição. Não bastasse isso, os antioxidantes presentes na fruta ajudam na prevenção do diabetes, por controlar a glicose sanguínea.

5. Age no fortalecimento do sistema imunológico

Os compostos antioxidantes do figo, como os flavonoides, carotenoides e quercetina, são responsáveis por fortalecer as células do sistema imunológico contra infecções e inflamações.

continua depois da publicidade

6. Auxilia no combate à prisão de ventre

Como já dito, o figo é fonte de fibras. Esses nutrientes ajudam a hidratar e formar o bolo fecal, facilitando a eliminação das fezes e, dessa forma, combatendo a prisão de ventre.

A fruta contém ainda propriedades bactericidas e antioxidantes, que estimulam a produção de bactérias benéficas do intestino, mantendo a flora intestinal equilibrada e o bom funcionamento do intestino.

7. Ajuda na prevenção do envelhecimento precoce da pele

O figo é fonte rica de vitaminas C e do complexo B, além de minerais essenciais para a manutenção da saúde da pele.

O alimento possui ainda em sua composição carotenoides e polifenóis, que têm efeitos protetores contra o envelhecimento precoce da pele.

Recado importante: nosso texto tem apenas a função de informar sobre os benefícios mais difundidos da fruta. Se você precisar de informações detalhadas, recomendamos que procure um especialista.