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Quinoa é fonte de fibras; confira 5 dos seus principais benefícios

Veja, a seguir, por que esse alimento deveria fazer parte das suas refeições com mais frequência.

Não é difícil encontrarmos quem recomende o consumo de produtos de origem natural e que são ricos em fibras, como é o caso da quinoa. Se você ainda não tem o hábito de consumir esses grãozinhos, talvez mude de ideia ao descobrir como eles fazem bem à saúde.

Confira, a seguir, alguns dos benefícios da quinoa:

Fortalece os músculos

A quinoa é uma excelente fonte de proteínas vegetais, além de conter todos os aminoácidos necessários para que o corpo funcione de forma adequada. O alimento é, portanto, muito bom para a saúde dos músculos, especialmente em pessoas que fazem treinos de musculação na academia.

Reduz os níveis de glicemia

Como é um produto com alto teor de fibras, a quinoa ajuda a desacelerar a liberação da glicose dos alimentos na corrente sanguínea. Isso impede episódios de picos de glicemia e, para melhorar, ajuda a promover a sensação de ansiedade, evitando que você coma mais do que o necessário.

Faz bem para o funcionamento do intestino

As fibras da quinoa colaboram para que o intestino trabalhe melhor e produza um bolo fecal mais volumoso e menos ressecado, facilitando o processo de evacuação.

É um bom alimento, portanto, para quem tem prisão de ventre. Lembre-se de que o consumo de alimentos fibrosos necessita da ingestão frequente de água para que eles tenham um efeito positivo no organismo.

Evita doenças cardíacas

Os grãos de quinoa são ótimas fontes de ômega-3 e ômega-6, dois tipos de gorduras saudáveis que ajudam o corpo a regular os níveis de colesterol. Como consequência, faz bem ao sistema cardiovascular e reduz as chances de desenvolver doenças do coração.

Faz bem aos ossos

A quinoa é rica também em elementos minerais como magnésio, fósforo e cálcio, todos fundamentais para a boa saúde dos ossos e das articulações.

É claro que o consumo isolado do ingrediente não promove todos esses benefícios automaticamente. É preciso ter outros hábitos de vida saudáveis, como dormir bem e praticar atividades físicas, além de manter uma alimentação rica em produtos da horta e equilibrada em relação às calorias necessárias para cada pessoa.

O único profissional apto a fazer ajustes em sua dieta é o nutricionista. Marque uma consulta com alguém dessa área se quiser receber orientações direcionadas para o seu caso e as suas necessidades.

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