Batata-doce faz bem para o quê? Confira 7 dos principais benefícios

Rico em vitaminas, antioxidantes e minerais, o alimento traz diversos benefícios para a nossa saúde. Conheça os sete principais deles.

Um dos alimentos preferidos de quem quer ganhar massa muscular, a batata-doce é um tubérculo, ou raiz, que tem alto teor de carboidrato saudável e, por isso, uma excelente quantidade de energia.

continua depois da publicidade

O alimento possui baixo teor de gordura é fonte rica de fibras, vitaminas do complexo B, vitamina A e C, além de minerais, como o potássio e o magnésio, que ajudam a prevenir algumas doenças, tais como o diabetes, câncer e infarto.

Além disso, a batata-doce é fonte de antioxidantes, a exemplo do betacaroteno e antocianinas, que contribuem para a proteção das células do nosso corpo contra os efeitos dos radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce.

continua depois da publicidade

O alimento pode ser encontrado nas cores branca, amarela, laranja ou roxa, que variam o sabor e na composição nutricional. A batata-doce roxa, por exemplo, possui em sua composição uma maior quantidade de antioxidantes do tipo antocianinas enquanto que a de cor laranja possui um alto teor de betacarotenos.

A seguir, confira a lista com os 7 principais benefícios da batata-doce para a saúde do nosso corpo.

1. Contribui para a saúde do intestino

A batata-doce é fonte de fibras e antioxidantes, nutrientes responsáveis por promover a saúde do intestino. Quando o alimento é cozido e resfriado, ele fornece amido resistente, um tipo de amido que ao passar pelo intestino grosso alimenta as bactérias benéficas.

continua depois da publicidade

Por esse motivo, funciona como um prebiótico e melhora o funcionamento do intestino. Essas bactérias, por sua vez, contribuem para prevenir doenças como síndrome do intestino irritável e diarreias.

2. Ajuda no fortalecimento da imunidade

O antioxidante do tipo betacaroteno presente na batata-doce traz benefícios para o nosso organismo. A vitamina A ajuda no fortalecimento da imunidade, além de atuar como antioxidante, protegendo nosso corpo contra a ação nociva do excesso de radicais livres.

Além disso, a vitamina C presente no alimento, age como um antioxidante e ajuda o organismo a ficar mais forte para combater infecções e outras doenças.

continua depois da publicidade

3. Auxilia no ganho muscular

Como já dito, a batata-doce tem alto teor de carboidratos saudáveis, sendo capaz de auxiliar no ganho muscular. Isso acontece porque o aumento de massa magra depende não apenas do exercício físico, mas também do equilíbrio da ingestão entre proteínas e carboidratos.

Ademais, por ter um índice glicêmico, o alimento fornece energia de forma gradual para as atividades físicas, evitando com isso quedas bruscas dos níveis de glicose e fadiga muscular, melhorando o desempenho durante os treinos.

4. Previne o envelhecimento precoce

A batata-doce, principalmente a de cor laranja, possui ótimas quantidades de betacarotenos em sua composição, que são convertidos no organismo em vitamina A.

continua depois da publicidade

O alimento ainda é fonte rica de vitamina C, um potente antioxidante responsável por proteger as células do corpo contra inflamação e radicais livre, contribuindo para uma pele mais firme e sem rugas.

5. Contribui para a prevenção da diabetes

Embora tenha um alto teor de carboidratos, a batata-doce é também fonte rica de fibras, fazendo com que ela tenha um baixo índice glicêmico. Isso significa que o alimento contribui para diminuir a velocidade de absorção do açúcar após as refeições, evitando assim os picos de glicose no sangue.

Essa propriedade torna a batata-doce um alimento para a prevenção da diabetes, podendo também ser consumida, em pequenas quantidades, para quem já tem a doença.

6. Ajuda a manter a saúde da visão

Como dito, a batata-doce é fonte rica de betacaroteno, precursor da vitamina A. Por isso, ela está associada com os cuidados com a visão, uma vez que a vitamina A é capaz de proteger a córnea.

Além disso, a batata-doce de cor roxa é rica em antocianina, um flavonoide capaz de prevenir sintomas como o cansaço ocular, visão dupla, visão turva e dor ao redor dos olhos.

7. Ajuda no controle da pressão arterial

Por possuir em sua composição minerais como o zinco, cálcio, manganês, ferro e o potássio, a batata-doce ajuda no controle da pressão arterial. O potássio, por exemplo, melhora o tônus vascular e ajuda a reduzir a pressão arterial.