Serasa Score: veja como regularizar CPF e renegociar dívidas

Serasa Score é uma forma das lojas avaliarem o consumidor na hora de conceder algum crédito, sendo um dos modelos estatísticos utilizados nessa análise de risco. A pontuação dada a um CPF varia entre 0 e 1.000. Um dos critérios dessa investigação está o seu histórico de negativação do CPF. Neste caso, o cliente tem […]

Serasa Score é uma forma das lojas avaliarem o consumidor na hora de conceder algum crédito, sendo um dos modelos estatísticos utilizados nessa análise de risco. A pontuação dada a um CPF varia entre 0 e 1.000. Um dos critérios dessa investigação está o seu histórico de negativação do CPF. Neste caso, o cliente tem toda a vida financeira avaliada.

continua depois da publicidade

Para chegar à nota, são levados em conta uma série de variáveis sobre a probabilidade de alguém conseguir cumprir seus compromissos financeiros. Quanto maior a pontuação, mais fácil será o acesso às diversas modalidades de crédito.

As lojas, assim como os bancos, utilizam os sistemas de consulta de score para avaliar o consumidor na hora de conceder algum crédito. Alguns dos critérios de investigação são:

continua depois da publicidade
  • Histórico de negativação;
  • Pagamentos em dia;
  • Cadastro atualizado e relacionamento financeiro com empresas.

Como consultar os dados do Serasa Score?

Os interessado em verificar o status do CPF e saber se há alguma dívida ou negativação no nome devem acessar o site oficial Serasa. Após isso, será preciso preencher o cadastro no site e terá acesso gratuito à sua pontuação, bem como a situação do seu CPF junto a Receita Federal.

Atualmente no Brasil, são mais de 60 milhões de pessoas que se encontram inadimplentes. Para limpar o nome, é preciso saber o tamanho da dívida e procurar a renegociação.

É possível verificar se o nome está sujo por meio do celular, no aplicativo Serasa Consumidor, disponível para Android e iPhone.

continua depois da publicidade

Com isso, para regularizar a condição do seu CPF, acesse o site do Serasa Limpa Nome e opte pela opção de renegociação da dívida. Após o pagamento, a empresa vai dar baixa na sua dívida e o seu nome vai voltar a ficar limpo.

Importância de manter o nome limpo

Manter um histórico financeiro é imprescindível para buscar um financiamento ou empréstimo para reformar a casa, comprar um carro ou para as demais finalidades.

Entre os órgãos de crédito, os mais conhecidos são SPC e SERASA, que antes de negativar o nome do devedor, entram em contato com o mesmo, estabelecendo prazo de até 10 dias úteis, para regularização da dívida.

continua depois da publicidade

O prazo que as empresas têm para retirar a dívida do seu CPF e deixar o seu nome limpo é de 5 dias úteis após o pagamento. Além disso, a empresa também precisa entregar um recibo de que o valor foi quitado.