Consulta do auxílio emergencial: veja na Dataprev se você terá a 5ª cota

Assim como em lotes passados, a Dataprev vai abrir um período para consulta da nova parcela do auxílio emergencial. Quem já está recebendo o benefício ou tem direito, deve acessar a plataforma para conferir se poderá contar com a quinta cota. continua depois da publicidade Jovens são os que mais têm Auxílio Emergencial negado, aponta […]

Assim como em lotes passados, a Dataprev vai abrir um período para consulta da nova parcela do auxílio emergencial. Quem já está recebendo o benefício ou tem direito, deve acessar a plataforma para conferir se poderá contar com a quinta cota.

continua depois da publicidade

A expectativa é de que 40 pessoas recebam os valores, que variam de R$ 150 até R$ 375, dependendo do perfil do beneficiário. O calendário de pagamentos para o público em geral ainda será divulgado e deve ser enviado via WhatsApp para quem tem o número de celular cadastrado no Caixa Tem.

O Ministério da Cidadania está fazendo cortes de cadastrados antes de cada rodada. Ter recebido as quatro cotas anteriores não garante que o trabalhador contará com a nova. Por isso, é importante que os beneficiários façam a consulta na Dataprev para saber se ainda estão na lista da próxima parcela do auxílio emergencial.

continua depois da publicidade

Como fazer a consulta do auxílio emergencial na Dataprev?

  1. Acesse o site da Dataprev;
  2. Informe número de CPF, nome completo, data de nascimento e nome da mãe do beneficiário;
  3. Confirme os dados e marque a caixa “não sou um robô”.

Depois disso, a página do auxílio emergencial irá abrir para você e será possível ver o resultado da análise feita no seu cadastro pela Dataprev. Se, na consulta, constar “elegível”, então você receberá a quinta parcela. Mas se estiver como “inelegível”, significa que você teve o benefício suspenso.

O bloqueio das parcelas pode acontecer caso o Ministério da Cidadania identifique que você não está cumprindo os requisitos. Sendo essa a razão, não há o que fazer. Já se o cancelamento acontecer por conta de informações desatualizadas ou falta de dados, por exemplo, tem como entrar com recurso.

Para isso, basta ir em “contestar” e enviar o pedido. Essa solicitação precisa ser feita em até 10 dias após o resultado da consulta do auxílio emergencial na Dataprev sair.

continua depois da publicidade