Confira 19 alimentos que são ricos em proteína (animal ou vegetal)

O consumo de proteínas é fundamental para a sua saúde física e mental. Veja quais são as fontes mais conhecidas desse nutriente.

Não é incomum ouvirmos falar a respeito da importância do consumo de proteínas. Esses nutrientes são essenciais para o bom funcionamento do corpo humano e atuam em processos de crescimento, manutenção muscular, fortalecimento dos ossos, regeneração de órgãos e tecidos, produção de vários hormônios e, inclusive, na manutenção de um sistema nervoso saudável.

continua depois da publicidade

Os produtos de origem animal, como carnes e ovos, são fontes conhecidas de proteínas, mas esses nutrientes também estão presentes em alguns produtos de origem vegetal, como as leguminosas.

Pessoas que têm uma alimentação vegetariana ou vegana devem ter uma atenção especial em relação ao consumo proteico, para que possam manter esse estilo de vida sem problemas de saúde, como anemia ou sensação de fraqueza muscular.

continua depois da publicidade

Quem pratica atividades físicas regularmente também deve manter um bom consumo proteico, afinal as proteínas são imprescindíveis para a boa recuperação muscular e para o crescimento dos músculos, que costuma ser um objetivo de quem vai à academia.

Para que a sua dieta seja equilibrada nutricionalmente e atenda às suas necessidades e preferências, o ideal é marcar uma consulta com um profissional da área de Nutrição. Apenas um nutricionista certificado pode elaborar dietas personalizadas e avaliar como seu corpo gasta energia e precisa de nutrientes.

Até lá, busque consumir produtos naturais, sempre que possível, e evite os alimentos ultraprocessados (como bolachas, salsichas e pratos congelados). A seguir, veja fontes animais e vegetais de proteínas:

continua depois da publicidade
  1. Carne de frango;
  2. Carne de gado;
  3. Carne de porco;
  4. Queijos em geral;
  5. Salmão sem pele;
  6. Atum fresco e peixes em geral;
  7. Ovos;
  8. Iogurte;
  9. Leite;
  10. Kefir;
  11. Soja;
  12. Quinoa;
  13. Trigo-sarraceno;
  14. Lentilha;
  15. Feijão;
  16. Tofu;
  17. Ervilha;
  18. Grão-de-bico;
  19. Sementes de linhaça e de gergelim.

Cuide bem da sua alimentação para precisar ir menos ao médico e à farmácia.