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Açafrão-da-terra faz bem para a saúde? Veja 7 benefícios dessa raiz

Esse tempero faz muito mais do que deixar suas receitas coloridas e saborosas.

Fazer sua própria comida em casa é a melhor maneira de controlar a alimentação, afinal é a única forma de saber quais são os ingredientes presentes em cada prato. Um tempero bastante popular na culinária brasileira é a cúrcuma, conhecida também como açafrão-da-terra ou açafrão-da-Índia, e se você ainda não sabe quais os benefícios de consumir esse pozinho amarelo alaranjado, continue a leitura.

Antes de qualquer coisa, é importante diferenciarmos a cúrcuma do açafrão “de verdade”. O açafrão original é o pistilo da flor da espécie Crocus sativus e é o tempero mais caro do mundo — só para você ter ideia, 1 grama de açafrão verdadeiro custa cerca de US$ 60, o que daria aproximadamente R$ 305.

A cúrcuma, por outro lado, é uma especiaria muito mais em conta — em lojas de produtos a granel, é possível encontrar 100 gramas de cúrcuma por menos de R$ 10. Considerando o fato de que é muito mais fácil consumir esse tipo de açafrão, é a respeito dele que falaremos neste texto.

Detalhe importante: ainda que a especiaria tenha diversos benefícios, ela não é indicada a pessoas que usam medicamentos anticoagulantes e pacientes com problemas na vesícula. Gestantes e lactantes devem usar o tempero sob recomendação médica.

Benefícios do açafrão-da-terra

Você pode utilizar a cúrcuma para temperar carnes, ovos mexidos, legumes e até mesmo arroz e feijão. Versátil, acessível e saboroso, o açafrão-da-terra faz bem ao corpo por ser uma grande fonte de substâncias antioxidantes, responsáveis por diminuir os efeitos dos radicais-livres no organismo.

Além disso, a especiaria também ajuda a diminuir os níveis do colesterol “ruim” e faz bem ao funcionamento do intestino. Por combinar efeitos antibacterianos, anti-inflamatórios, antioxidantes e digestivos, a cúrcuma tem benefícios como:

  1. Facilitar o processo de digestão;
  2. Diminuir os sintomas da gripe e do resfriado;
  3. Evitar crises de asma;
  4. Regular a microbiota intestinal;
  5. Melhorar o funcionamento do sistema imunológico;
  6. Amenizar problemas de pele, como acne, psoríase e eczema;
  7. Ajudar no processo de emagrecimento.

Se você quiser um plano alimentar feito especialmente para as suas necessidades, o ideal é consultar uma nutricionista. De qualquer forma, inserir a cúrcuma entre os temperos que você mais usa é uma boa pedida.

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