Globo consulta, mas ESPN fecha com NFL por três anos

ESPN renova 90 jogos com a NFL e continua tendo exclusividade no Brasil.

A ESPN renovará o seu contrato de transmissão da NFL (liga de futebol americano). O canal negociou os direitos e fechou um pacote de 90 jogos pelos próximos três anos. Além de manter a identidade do canal, a renovação também foi celebrada pelo fato do Grupo Globo ter feito consultas sobre as transmissões.

continua depois da publicidade

A Globo não chegou a fazer uma oferta oficial pelo pacote de jogos. Porém, o simples fato da empresa carioca terra demonstrado interesse acendeu um alerta amarelo na empresa que faz parte do conglomerado da Disney. É válido lembrar que, recentemente, Everaldo Marques, o principal narrador da NFL na ESPN, saiu da emissora ao ser contratado pelo SporTV, canal que pertence ao grupo da família Marinho.

O que é o pacote que a ESPN comprou

Primeiro de tudo, caso você não saiba, é importante informar que a NFL é dividida em duas conferências: AFC e NFC. Os vencedores das conferências jogam o Super Bowl, nome dado à final da NFL. Sendo assim, geralmente os direitos dos jogos são divididos entre AFC e NFC, além de algumas datas consideradas importantes no calendário.

continua depois da publicidade

O acordo que será ratificado logo mais diz respeito aos jogos da NFC. No caso, a ESPN terá direito a partidas no domingo à tarde, quinta à noite e os playoffs (fase mata-mata) da conferência. Se não bastasse, dentro do pacote ainda está um Super Bowl a cada dois anos.

A ESPN já tem os direitos do Sunday Night Football e do Monday Night Football. Além disso, o outro pacote prevê 90 jogos da AFC (outra conferência da NFL), incluindo playoffs. Também está incluso Super Bowl nos anos em que o contrato da NFC não cobre.

Com isso, a ESPN tem a exclusividade e cobertura praticamente total das partidas da NFL. Todas as partidas de playoffs e o Super Bowl são figurinhas carimbada na TV.

continua depois da publicidade

Disney quer manter esportes americanos

A Disney, proprietária da ESPN, tem como plano manter o canal como referência em esportes americanos. A ideia vem se mostrando um sucesso com o os jogos batendo recordes de audiência na TV paga. Atualmente, a ESPN transmite não só a NFL (futebol americano), como também a NHL (Hóquei), MLB (Baseball) e NBA (Basquete). Das quatro ligas, somente a NBA não é exclusiva.